Netinho de Paula expressou sua indignação nas redes sociais após seu neto, um adolescente de 16 anos que estuda no Colégio Tom Jobim, localizado em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, ter sido alvo de ofensas racistas. Na última sexta-feira (20), o cantor revelou que o jovem foi atacado por uma colega de classe em uma plataforma social, onde a garota o comparou a um macaco.
O artista relatou que essa situação afetou emocionalmente o adolescente, que começou a se sentir vulnerável dentro do ambiente escolar. Diante da resposta considerada insatisfatória da escola em relação à denúncia, Netinho optou por tornar o caso público.
Descrição do ocorrido como um exemplo de racismo recreativo foi dada pelo cantor, que destacou que seu neto é um dos poucos alunos negros da instituição. “Arthur está desmotivado, triste e se sentindo exposto”, compartilhou, ao comentar sobre os efeitos negativos do episódio na vida do jovem.
https://www.instagram.com/p/DZx1V9xEd_j/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Ações necessárias
Netinho também exigiu que a escola tomasse providências mais eficazes. Entre suas solicitações estão: apoio psicológico para o adolescente, formalização do registro do incidente, notificação aos órgãos responsáveis e a implementação de ações educativas para combater o racismo.
Adicionalmente, o cantor enfatizou a importância de criar iniciativas permanentes de conscientização na escola, com propostas voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção de discussões sobre discriminação racial entre os alunos.
Finalizando sua postagem, Netinho enviou uma mensagem encorajadora ao neto e enfatizou que a responsabilidade pelos ataques cabe a quem os realizou. “A culpa é de quem praticou o racismo, nunca dele”, declarou.
Solidariedade de colegas artistas
Diversos artistas manifestaram apoio a Netinho e seu neto. A cantora Simony descreveu a situação como “um absurdo”. O pagodeiro Vavá também deixou uma mensagem encorajadora ao jovem: “Levante a cabeça; pessoas pequenas pensam assim. Não deixe isso te abalar; use isso a seu favor. Força, Arthur”, escreveu ele.
Dudu Nobre também se solidarizou com o adolescente, afirmando: “Infelizmente, nossa sociedade é doente, despreparada e racista. Para muitos é apenas uma injúria racial, mas para nós, negros, é inaceitável passar por tais situações”, comentou.
