Home Notícias São Paulo inicia campanha de vacinação contra gripe em resposta ao aumento de casos
Notícias

São Paulo inicia campanha de vacinação contra gripe em resposta ao aumento de casos

Vacinação contra a gripe é antecipada em São Paulo devido ao aumento de casos

A campanha de vacinação contra a gripe teve início em São Paulo nesta segunda-feira (25), com uma antecipação motivada pelo aumento significativo de casos no estado. Nos primeiros meses deste ano, houve um aumento de 50% no número de casos em comparação ao mesmo período de 2023.

Desde janeiro, 21 pessoas já faleceram em decorrência da doença. Com isso, a campanha foi adiantada para o final de março, período que marca o início do outono, e está programada para prosseguir até 5 de maio. Normalmente, a vacinação tem início em abril ou maio.

O Ministério da Saúde distribuiu cerca de 2 milhões de doses para os 645 municípios do estado. A vacinação teve início com os grupos prioritários, que incluem pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e presidiários.

Em seguida, serão vacinados caminhoneiros, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente, doentes crônicos e imunossuprimidos. Por fim, o último grupo prioritário é formado por funcionários públicos, como agentes de saúde, policiais, professores, motoristas, cobradores, portuários e agentes penitenciários.

A meta para esta campanha é superar o índice de cobertura vacinal dos grupos prioritários, que foi de 53% em 2023.

Na capital, São Paulo, a vacinação teve início na sexta-feira (22), com o “Dia D” de vacinação ocorrendo no sábado (23) em todas as 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionaram das 8h às 17h. A partir de 1º de abril, a campanha se estenderá às pessoas com maior exposição à doença, conforme lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A estimativa populacional para esta campanha é de 4,5 milhões de pessoas, com uma meta de vacinar 90% do público-alvo. Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses, alcançando uma cobertura de 52,19% entre os grupos prioritários.

A vacina é segura e reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito, por isso a campanha ocorre no outono, oferecendo proteção durante o inverno, quando há maior circulação do vírus influenza. A população pode encontrar a unidade de saúde mais próxima através da plataforma Busca Saúde.

Além da vacinação, medidas simples de higiene, como lavagem frequente das mãos e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, são fundamentais na prevenção da gripe. Até março de 2024, foram confirmados 148 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, comparados a 161 casos no mesmo período de 2023.

Related Articles

Notícias

Comunicador José Patrício Neto e a Empresária Gi Soares participaram do Supere Experience 2024 em São Paulo

Quer ser bom? Junte-se aos melhores! Teve potiguar em São Paulo vivendo...

Notícias

Cidade de São Paulo registra o dia mais frio do ano neste domingo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima...

Notícias

Governador de São Paulo opta por não participar da celebração do 1º de Maio na capital

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), opta por não participar...