Lexa comemora aprovação da lei de Humanização do Luto Materno e Parental
A cantora de funk Lexa expressou sua alegria na noite de sexta-feira (23) com a aprovação da lei 1640/2022, que estabelece a Política de Humanização do Luto Materno e Parental. Em suas redes sociais, ela compartilhou a novidade, dizendo: “Agora é LEI! Estou muito emocionada!”
Lexa, que passou pelo luto da primogênita Sofia apenas três dias após o nascimento da bebê em fevereiro, postou um vídeo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falando sobre a legislação em seu perfil no Instagram.
Dentre os pontos da lei, proposta pela deputada Geovania de Sá (PSDB) e sancionada pelo presidente Lula (PT) no mesmo dia, estão o direito a alas reservadas em hospitais para mães enlutadas, apoio psicológico especializado e a capacitação específica dos profissionais que atuam em maternidades.
A criação de espaços exclusivos visa separar as pessoas que estão enfrentando a perda daquelas que estão acompanhando recém-nascidos. Além disso, uma modificação na Lei de Registros Públicos garante aos pais o direito de registrar oficialmente bebês que nasceram mortos.
A nova legislação também inclui a realização de exames para investigar as causas do óbito e acompanhamento em futuras gestações. “A luta de vocês valeu a pena!”, afirmou Padilha em um vídeo nas redes sociais.
“Por mim e por todas as mães de anjos”, concluiu Lexa.